Gazeta da Paraíba - o portal de notícias da paraíba

Notícias

publicado em 9 fev 2012:

Mulheres precisam de gordura, diz livro de médico e antropólogo

Se isso não basta para dissuadir as mulheres de aderir a dietas que demonizam a gordura, os autores avisam: nenhuma dieta cumpre o que promete ou dá resultado definitivo.

Folha.com

Publicidade

Mulheres precisam de gordura no corpo. É só comer o tipo certo desse nutriente e dá até para perder alguns quilos, defende o livro ´Why Women Need Fat´ (´Por que Mulheres Precisam de Gordura´, US$ 16,95 na Amazon) lançado recentemente no mercado americano.

Para formar seus cérebros que são proporcionalmente maiores do que de outros animais, bebês humanos necessitam de DHA, o mais complexo dos tipos de gordura ômega 3.

Mas as mães não conseguem todo o DHA necessário apenas pela alimentação diária durante a gestação: para fornecê-lo aos filhos, queimam a gordura armazenada em seus corpos (principalmente nos quadris), que é rica em DHA.

Ou seja, mulheres podem tentar queimar aquelas gordurinhas das pernas e dos glúteos, mas a natureza prefere que elas estejam lá. Além disso, mães mais pesadas tendem a ter bebês mais saudáveis, dizem os autores, o médico epidemiologista William D. Lassek e o antropólogo Steven Gaulin.

Se isso não basta para dissuadir as mulheres de aderir a dietas que demonizam a gordura, os autores avisam: nenhuma dieta cumpre o que promete ou dá resultado definitivo. Pior: esse tipo de restrição alimentar costuma até aumentar o peso de quem a segue, segundo o livro.

Explica-se: todos nós temos um peso natural, definido quando nascemos. ´O cérebro tem um valor para nosso peso o ´set point´ determinado em grande parte por nossos genes, e o hipotálamo [região do cérebro responsável pelo gasto de energia e controle da fome] tenta mantê-lo. É como o termostato de um aquecedor´, explicou Lassek à reportagem da Folha.

Se emagrecemos muito ao fazer uma dieta, tendemos a ganhar o peso novamente quando a interrompemos (o famoso ´efeito sanfona´). O ´set point´ também é o motivo que faz pessoas comerem muito e não engordarem.



Secretária, Justiça, Cracolândia, acabou
Secretária Justiça Cracolândia acabou
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato conosco
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!