Gazeta da Paraíba - o portal de notícias da paraíba

Notícias

publicado em 17 fev 2012:

Telefonia móvel atinge 4,330 mi em janeiro na Paraíba

Segundo a Anatel, a Paraíba foi destaque, subindo de 108,73 para 110,55 celulares para cada 100 habitantes.

Demócrito Garcia

Publicidade

O número de linhas de telefones celulares registradas na Paraíba cresceu 1,73% no último mês e atingiu 4,330 milhões de acessos, segundo registros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em janeiro, foram comercializados 73,289 mil celulares no primeiro mês.

Segundo a Anatel, a Paraíba foi destaque, subindo de 108,73 para 110,55 celulares para cada 100 habitantes, índice chamado de teledensidade. A participação da telefonia celular paraibana no mercado nacional é de 1,76%. E o estado com maior representatividade no setor é São Paulo, com 60,158 milhões de aparelhos em operação, dominando o mercado nacional com 24,54% de participação.

A operadora Oi ainda lidera o mercado paraibano, com 35,88% de participação (1,544 milhão), seguida da Tim com 31,9% (1,372 milhão), a Claro fica na terceira posição com 25,78% (1,053 milhão) e a Vivo, que lidera no país, na Paraíba tem apenas 7,75 do mercado (333,3 mil).

Ao passo em que a demanda de acessos expande, cresce também as reclamações das operadoras no Procon-PB. A secretária executiva do órgão, Klébia Ludgério, assegura que as quatro operadoras com atuação no Paraíba têm registro de reclamações dos seus clientes. Tanto os consumidores com contrato “pós-pago”, que são 415,924 mil na Paraíba, quanto os do serviço “pré-pago”, totalizando 3,887 milhões no Estado, sofrem com as operadoras.

Em 2011, o Procon registrou 185 notificações por cobrança indevida, problema que se destaca entre as 456 reclamações feitas pelos consumidores. Para 2012, Klébia espera uma fiscalização melhor da Anatel e diz que planeja para o próximo mês uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a má prestação de serviço aos paraibanos.

Em janeiro deste ano, foram habilitadas 2,9 milhões de novas linhas de celulares no país, o maior registrado no mês de janeiro nos últimos 13 anos, e representa alta de 1,22% em relação ao mês anterior. Já são 245,2 milhões de linhas ativas com 125,29 acessos para cada 100 habitantes.



Secretária, Justiça, Cracolândia, acabou
Secretária Justiça Cracolândia acabou
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato conosco
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!