Gazeta da Paraíba - o portal de notícias da paraíba

Notícias

publicado em 19 fev 2012:

Vital elogia ação de Dilma durante crise

Senador revela dados que mostram que Investimento brasileiro cresce mais que consumo

com assessoria

Publicidade

Presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO) e o principal responsável pelo crescimento do orçamento destinado a Paraíba para o exercício de 2012, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), destaca que o investimento vem crescendo mais do que o consumo no Brasil. Vital ) estima que a taxa de Formação Bruta de Capital Fixo tenha alcançado 19,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2011, para 20,8% neste ano.

Isso indica segundo o parlamentar peemedebista uma maior ampliação da capacidade produtiva em comparação com a demanda. “Desde 2004, as taxas de crescimento do investimento têm sido superiores ao aumento do PIB, com exceção do ano de 2009, quando houve o maior impacto da crise financeira. Há dez anos, em 2002, a taxa era de 16,4% do PIB”, disse Vital.

De acordo com a 14ª edição do boletim “Economia Brasileira em Perspectiva”, publicado pelo Ministério da Fazenda (MF) neste mês, um conjunto de políticas públicas convergem para atingir esse resultado, como o Plano Brasil Maior e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para fortalecer a indústria nacional, o Plano Brasil Maior consiste num conjunto de medidas que vão da desoneração e simplificação tributária à defesa comercial e qualificação da mão-de-obra. Apesar da crise internacional, o conjunto de incentivos à economia mantém o índice de confiança em patamares bem otimistas, de acordo com o senador.

PAC – O senador considera que a solução de gargalos na infraestrutura tem sido impulsionada pelo PAC. Os valores empenhados pelo governo federal apresentaram um crescimento de 20% entre 2010 e 2011, alcançando R$ 35,4 bilhões em 2011. Em linha com o modelo de crescimento econômico sustentado no investimento, para 2012, o orçamento prevê um crescimento de 20,3%, alcançando R$ 42,6 bilhões.

PIB – Vital do Rêgo vem trabalhando com a perspectiva de a economia brasileira crescer 4,5% em 2012. Nos três primeiros trimestres do ano passado, o PIB cresceu 3,2%, em relação ao mesmo período do ano anterior. “A expectativa é que o Brasil consolide o crescimento, chegando a 6% em 2014. A m
édia entre 2011 e 2014 deve ficar entre 4,8%”, afirma o peemedebista.



Secretária, Justiça, Cracolândia, acabou
Secretária Justiça Cracolândia acabou
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato conosco
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!