(Brasília-DF). Vivemos um momento no Planeta em que parece que estamos sem soluções para nossos mais graves problemas. Sabe aquela situação em que imaginamos que temos algo na bolsa, que parece um saco sem fundo, para consertar o problema, mas não encontramos!?
Uma das saídas é organizar o conhecimento, a tecnologia, a Nova Era, não nas mãos das empresas, conglomerados e gigantes, com PIBs maiores que de muitos países.
Parece que ninguém tem saída, porém mal-ou-bem, as universidades podem ser um caminho mesmo com todos os seus problemas, como a besteira do identitarismo ou mais que o valha!
No Brasil, o governo Bolsonaro, no lugar de atacar os nossos maiores problemas na área, como o modelo de autonomia universitária que foi constitucionalizado de forma a não permitir a participação da sociedade assim como permitir alternativas, janelas, preferiu se perder na desmoralização da universidade e do professor.
A nossa universidade, certamente, ficaria melhor com o retorno dos professores visitantes, com a permissão de doações que colocasse a sociedade de cada região do país em sintonia com a universidade, o comando deixaria de ser nos moldes atuai, permitindo que os geradores de patentes e de formação excepcional comandassem a universidade, voltada para o novo conhecimento. Ninguém é dono da verdade, mas parece que do jeito que está vamos demorar a resolver os problemas.
As universidades não-públicas, infelizmente, não parecem em condições de avançar pois a lógica do lucro as possui, a maioria.
Nos Estados Unidos, que tem a maior universidade do Mundo, Harvard, parece sofrer os mesmos problemas do governo sem compromisso com a universidade do futuro, como era o Governo Bolsonaro.
A decisão desta semana do Governo Donald Trump que vai obrigar que os alunos estrangeiros em Harvard deixem a universidade demonstra a mesma incompetência dos ultra conservadores, claramente antidemocráticos, do Brasil.
O Governo de Donald Trump quer que Harvard promova a ideologia do partido de seu presidente e não que Harvard entregue pesquisa acadêmica de vanguarda, o que sempre Harvard fez.
Nossas universidades deveriam entregar muito mais pesquisa de vanguarda do que hoje entregam, o governo anterior não entendia nada e o de hoje, também cheio de problemas que se acumularam, ainda não achou o devido caminho.
O Governo dos Estados Unidos avalia que resolve tudo na base da cobrança de tarifas e de retirada de apoios fiscais. Governo da ameaça. Tanto o bolsonarismo como o trumpismo sabem que a democracia dá muito trabalho! Eles são preguiçosos e usam as armas que encantam os que pensam que o céu é perto.
Estamos em crise e não sabemos como resolver os problemas. Parecemos médicos que temos todo o preparo e os medicamentos, mas não sabemos fazer o diagnóstico.
Parece óbvio que uma universidade menos voltada para si, com responsabilidade na lida com o conhecimento é um dos caminhos para encontramos o que está perdido na nossa bolsa sem fundo de soluções.
Por Genésio Araújo Jr, jornalista.
E-mail: polí[email protected]
Mín. 21° Máx. 27°